CRR
Solenidade de Abertura CRR-UFG

UFG realiza abertura do Centro de Referência para formação Permanente sobre Drogas

Histórico CRR - O Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas irá compartilhar sua história, trazendo toda semana um fato marcante. Nesta a abertura do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR-UFG), realizada em 11 de agosto de 2011.

O centro faz parte do programa de enfrentamento ao crack e outras drogas do governo federal e vai funcionar no centro de aulas D na praça Universitária

Foi realizado na manhã desta quinta-feira,11, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG a abertura do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR-UFG). O centro é fruto de uma parceria da UFG com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e faz parte da política do governo federal de enfrentamento ao crack e outras drogas.

Estavam presentes na solenidade o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a representante do prefeito Paulo Garcia, secretária municipal de assistência social Célia Valadão, o representante da Senad, Dr. Vladimir de Andrade, a representante do secretário estadual de saúde, Luciana Santana, a presidente da Fapeg (Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de Goiás), Maria Zaíra Turchi, a coordenadora do CRR-UFG, a professora Tânia Maria da Silva e demais autoridades e professores.

O problema causado em decorrência da dependência química tem sido cada vez mais preocupante no Brasil, ainda no governo Lula foi lançado o Programa de enfrentamento ao crack e outras drogas, esse programa, de acordo com o Dr. Vladimir de Andrade pretende atuar nas diversas esferas que envolvem o problema da dependência química, ou seja, na mobilização e sensibilização da sociedade para com o perigo do uso das drogas, acordos entre as esferas de governo e até entre países para combater o tráfico, a prevenção e a intervenção de um dependente químico.

O CRR-UFG faz parte da etapa de prevenção pois pretende qualificar profissionais da área da saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema único de Assistência Social (SAES), assim como profissionais dos hospitais gerais. De acordo com o reitor da UFG, o centro vai contribuir para que os problemas gerados pela consequência do uso de drogas seja amenizados e os usuários sejam tratados da forma correta. Ele também destacou o empenho das esferas municipal, estadual e federal de governo para a realização desse projeto.

Fonte: UFG