Simpósio Internacional sobre Drogas : da coerção à coesão .
O CRR-UFG participou do Simpósio Internacional sobre Drogas, onde se discutiu a descriminalização do dependente químico e outras políticas públicas sobre drogas.
O governo federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram entre os dias 9 e 11 deste mês, o Simpósio Internacional sobre Drogas, em Brasília. Este evento contou com a presença de 33 centros regionais de referência sobre drogas (CRRs), dentre eles o Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas da UFG (CRR-UFG), com a presença da Coordenadora Prof.ª Tania Maria.
O debate tomou como base um documento elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) intitulado Da coerção à coesão – Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde, lançado em 2010. Este documento traça diretrizes para mudança no modos de tratamento de dependência química. Refletindo neste documento, foi discutida a necessidade de mudança nas políticas públicas voltadas à questão das drogas no Brasil.
Discutiu-se a necessidade de se trabalhar com uma abordagem coesiva, onde se busca a somar forças da sociedade, programas do governo e entidades em prol do tratamento do dependente químico, não devendo haver descriminação e preconceitos, o que afasta e dificulta o tratamento dos usuários (coerção). Discutiu-se que deve-se buscar respostas que considerem as necessidades do usuário,quanto à saúde e a descriminalização deste. Deve-se buscar sair de um cenário de coerção do usuário para um um cenário de coesão entre governo, sociedade e dependente químico.
Confira abaixo a reportagem da TVT:
Categorias: Notícias