CRR
IV CONGRESSO ABRAMD

IV Congresso ABRAMD

Fique atento ao IV Congresso Internacional da ABRAMD.

Descrição

O uso de drogas no mundo contemporâneo é um fenômeno complexo, historicamente construído, que apresenta múltiplas dimensões. O atual debate sobre a necessidade de ações dirigidas para a redução dos possíveis problemas relacionados ao uso de drogas perpassa toda a sociedade. Nele estão incluídas questões de saúde, e também da área social, educacional, econômica, cultural, jurídica, de segurança, política e várias outras, envolvendo todos os segmentos e classes sociais.

Muitos profissionais e instituições, preocupados com os problemas relacionados ao uso de drogas, desenvolvem atividades e produzem conhecimento sem o necessário intercâmbio com outros agentes sociais. É fundamental que se favoreça e democratize o debate integrando saberes e práticas das mais amplas origens, de modo a refletir sua diversidade e buscar caminhos de interação multidisciplinar para elaboração e implementação de políticas públicas.

Dentro desta perspectiva, a ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – que congrega profissionais de distintas áreas do conhecimento, apresenta o seu 4º Congresso Internacional. O encontro ocorre em momento crítico, no qual a política nacional sobre drogas corre sérios riscos de retroceder, notadamente na violação dos direitos humanos dos usuários de drogas, com o retorno a uma política proibicionista, bélica e higienista contra as pessoas que usam substâncias psicoativas ilícitas.

Diante dos atuais desafios para a sociedade brasileira frente aos programas governamentais que pretendem solucionar os graves problemas relacionados ao consumo de drogas, convocamos os profissionais interessados para refletir sobre essas questões. O tema proposto para este encontro científico é: “DROGAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO, SAÚDE COLETIVA E DIREITOS HUMANOS”.

O principal objetivo é promover o debate e o intercâmbio científico e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais racionais, pragmáticas e democráticas. Políticas que respeitem as pessoas usuárias de drogas, facilitem o seu acesso aos sistemas de proteção social e promovam a educação, a saúde coletiva e a dignidade humana. Espera-se, desta forma, contribuir para o aprofundamento de ideias, a diversificação do debate e a difusão de estratégias mais efetivas, realistas e pautadas nos princípios éticos e nos direitos humanos.

A programação inclui conferências nacionais e internacionais, mesas redondas, oficinas, cursos e apresentações de trabalhos, oralmente e sob a forma de pôsteres. A data-limite para o envio dos resumos para apresentações científicas é 30 de agosto de 2013. Como forma de ampliar a participação e a difusão dos conhecimentos para amplas parcelas da população, especialmente para os profissionais da educação, saúde, assistência social e direito, entre outros, estaremos transmitindo, via videoconferência e internet, as principais conferências, mesas redondas e palestras para diversas instituições e regiões do país.
 

Data
• 31 de Outubro de 2013 
• 1 de Novembro de 2013 
• 2 de Novembro de 2013
Local
TEATRO UNEB, Campus I – Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula, Salvador – Bahia, Brasil 41150-000

Fonte: ABM eventos/ABRAMD

Categorias: Notícias